Pensando sobre possíveis mudanças
Sem dúvida a utilização dos recursos tecnológicos nas instituições escolares é uma necessidade urgente para que a escola inicie um longo caminho em busca da modernização, para que possa andar no mesmo ritmo dos alunos.
Deste modo, é preciso que os agentes escolares estejam engajados nesse processo, tendo uma mudança de postura frente à utilização e ao reconhecimento da importância dos aparatos tecnológicos para favorecer a aprendizagem dos alunos.
Entretanto essa mudança de postura deve transcorrer a partir de uma tomada de consciência do papel político do educador, onde este deve perceber-se envolvido na construção de uma comunidade escolar mais atuante frente às novas tecnologias. A partir daí, certamente a atuação docente será mais instigante e desafiadora para os alunos ocasionando uma aprendizagem mais significativa e um modo mais atraente de aprender.
Contudo alguns aspectos merecem uma atenção especial por parte dos educadores, como no exemplo citado na entrevista por Pedro Demo referindo-se a banalização da Língua Portuguesa. Para que isso não aconteça é necessário que o mediador deste processo promova atividades diferenciadas onde ora seja solicitada a utilização da linguagem usada na internet, ora seja requerido o uso do português convencional.
Enfim, são várias as possibilidades de uma atuação proativa frente aos recursos tecnológicos, que consequentemente acarretará na construção de uma escola mais moderna e próxima do universo dos alunos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário