terça-feira, 30 de novembro de 2010

Curriculo

O currículo escolar tradicionalmente foi visto como algo estático e isolado, desprovido de significações que pudessem contribuir para o desenvolvimento das habilidades intelectuais e cognitivas de cada discente. Atualmente são defendidas teorias sobre o currículo escolar que se apresenta como um recurso, podendo ser construído a partir das necessidades de cada escola e de cada aluno.
Desta forma, entende-se que o currículo abrange toda ação que a escola desenvolve, independentemente da sala de aula, inclusive eventos e festividades, que são realizadas visando reforçar a aprendizagem dos alunos.
Conforme o texto “Desafios e possibilidades da integração de tecnologias ao currículo – Guia do cursista”, por muito tempo o currículo e tecnologia foram vistos de forma isolada, porém atualmente sobre o novo panorama são temas integrados e necessários para redefinir a uma mudança significativa na educação.
Dessa forma, é preciso, de fato, atrelar diretamente o currículo às tecnologias, trabalhando projetos relevantes no contexto escolar. No entanto vale ressaltar que só se constrói uma mudança na educação a partir de uma reconstrução da prática pedagógica.

Um comentário:

  1. Vaneça, realmente concordo com você quando você coloca que “é preciso, de fato, atrelar diretamente o currículo às tecnologias, trabalhando projetos relevantes no contexto escolar. No entanto vale ressaltar que só se constrói uma mudança na educação a partir de uma reconstrução da prática pedagógica”. Esse comentário relata o que de fato deve acontecer.

    Raimunda Brito.

    ResponderExcluir